terça-feira, outubro 31, 2006

E depois digam-me qualquer coisa.

Não é a primeira vez, e não será certamente a última, que destaco a diferença de pontuação - e, assim, de opinião - atribuída a um vinho (eg., já o escrevi aqui). De acordo com Raúl Riba d’ Ave (RRA), que escreve na "Blue Wine" de Setembro a p. 111, o Quinta de Pancas Reserva Especial (T) 2003 "tem fruta pouco presente" sendo "encorpado a médio encorpado". Conclui RAA que o "final é longo e intenso, que mostra a qualidade do vinho, mas que se ressente de falta de fruta". A nota atribuída? Catrapum... 14 pontos!
Este blog não serve de contraditório do seu autor, mas este escreve com a expectativa de que sigam o seu alvitre (quem diz que só escreve para si próprio mente, como é sabido). Também não sou, nem nunca fui, accionista ou da família dos proprietários da Quinta de Pancas. Porém, alguma coisa deve ter passado de mal com a garrafa enviada para a BW. É que, entre os variadíssimos vinhos que provei nos últimos dois anos, o Quinta de Pancas Reserva Especial (T) 2003 merece mesmo um destaque especial (na Estremadura, melhor só o Pancas Premium e estou a ter em conta os da Quinta do Monte d' Oiro). Por isso, provém-no. Excepto se forem daquela clique dos "eu-não-gosto-dos-vinhos-Pancas-pois-não-estão-na-moda". Provém-no. Provém já este fim-de-semana no evento "Encontros com o vinho e sabores 2006" se lá estiver disponível. E depois digam-me qualquer coisa. Pode ser?

6 comentários:

Anónimo disse...

"Porém, alguma coisa deve ter passado de mal com a garrafa enviada para a BW".
Ou isso ou o RRA não sabe nada da poda e o NOG é a ultima revelação em Portugal!

Anónimo disse...

Tomámos nota, e se houver vai merecer uma prova. E depois "dizemos qualquer coisa". :-)

Anónimo disse...

Bom, o Quinta de Pancas de facto estava lá, e próvámos o Special Selection (fiquei na dúvida se é o mesmo a que se refere o post, porque só conheço este). Mas se é este, só posso dizer que estamos em presença de um grande vinho. Numa escala de 20, dava-lhe seguramente 17. Provavelmente foi mesmo o provador que apanhou uma garrafa em más condições, digo eu. Ou então não gosta do género.

NOG disse...

Caríssimo,
Os "Special Selections" são sempre monocastas. Aquele que bebeste deve ser o Cabernet Sauvignon 2003 (está óptimo!), lançado no mercado. A maceração ocorreu durante 3 semanas e beneficiou de um estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês.

Já o "Reserva Especial 2003" é feito a partir da selecção do Cabernet Sauvignon e da Touriga que vão para os "Special Selections", mas acresce-se um pouco de Petit Verdot. No caso do "Reserva Especial 2003" a maturação teve um estágio de 10 meses.

Ah, o enólogo responsável é o Rui Reguinga... como vês, é difícil que o vinho não seja bom.

Um grande abraço e muito obrigado pela resposta ao desafio.

N.

Anónimo disse...

Claro, eu também acho difícil que o vinho não seja bom. Aliás, o Quinta de Pancas Cabernet Sauvignon já é um excelente vinho, quanto mais o Special Selection. De facto foram estes dois que vi no stand na Quinta de Pancas, porque quanto ao Reserva Especial não o vi. Mas ficarei atento a uma próxima oportunidade.

Anónimo disse...

NOG,

O guia do João Paulo Martins dá-lhe 17.

Carlos