domingo, outubro 08, 2006

Os vinhos que gosto / Uma aventura no Jumbo

Esta edição de 2006 da feira dos vinhos no Jumbo é, para mim, a melhor de sempre!
Não falo de forma objectiva - as melhores marcas, os melhores preços - mas do facto de conseguir encontrar alguns dos meus vinhos predilectos. Sendo predilectos, não se explicam senão subjectivamente: são vinhos que nos “dão saudades”, que nos lembram momentos e que queremos junto de nós. Uns porque foram dos primeiros que provámos, outros porque conhecemos quem os faz, outros porque adoramos o seu ("aquele mesmo") perfil, outros ainda porque admiramos a originalidade.
É o caso do "Calços do Tanha", uma marca que sigo faz anos, sempre com vinhos rubostos e gulosos (uma dica: guardem umas garrafas para evolução). Outro exemplo é o reserva da "Quinta de la Rosa", um autêntico "porto-seguro" para quem pretende um Douro concentrado mas elegante. Outra predilecção é o "Quinta do Infantado", que graças a um preço sensato já entrou na minha lista. No Alentejo não passo sem um "Francisco Nunes Garcia Reserva", um vinho quente, duro, com muita personalidade, sem dúvida um vinho especial para mim. E o que dizer do fantástico "Dona Maria Reserva", o novo devaneio de Júlio Bastos? Mudando de região, não esqueço dos "Adega de Pegões Colheita Seleccionada", uma prova que existe bom e barato, também são vinhos que acompanho faz alguns anos. Por fim temos o "Vértice Super Reserva", uns dos espumantes mais cativantes e originais que tenho provado.
São tudo manias minhas, preferências ilógicas. Não sei se gostam (ou vão gostar) tanto quanto eu... difilmente tal sucederá.
PS - Só tenho pena que as regiões da Estremadura, Algarve e dos Vinhos Verdes não estejam melhor representadas. Nas feiras dos vinhos evidenciam-se as zonas "super-produtoras" e por isso as minorias - Estremadura e Algarve - ficam uns furos atrás. Quanto aos vinhos verdes, parece-me clara a inexistência de uma aposta em promoções na gama mais alta (Soalheiro, Palácio, Muros Melgaço).

2 comentários:

NOG disse...

Pois é Pedro e algumas dos vinhos estão mesmo a um excelente preço: Dona Maria Res. (T) 2003 a €22 (em algumas garrafeiras está a €30), e Francisco Nunes Garcia Res. (T) 2001 a €21 (em algumas garrafeiras entre €25-€30).

Abraços,

N.

Anónimo disse...

Pois é Caro Nuno Garcia
Então e eu que sempre aqui o vendi á mesa a €27,50.
Um Abraço