sexta-feira, outubro 20, 2006

Quinta do Carmo Reserva (T) 2001


Sei que alguns dos leitores supõem que eu não me encanto por vinhos do Alentejo. Mas isso não é verdade. Uma parte significativa das notas mais altas que já atribuí (16,5 para cima) foram mesmo para vinhos alentejanos.
Ora, pouco depois do belíssimo Quinta do Mouro, foi a vez de se provar um Quinta do Carmo Reserva (T) 2001. Se bem que mais frutado do que o vinho de Miguel Viegas Louro, este Quinta do Carmo não foi, no entanto, um vinho monocórdico onde a fruta vermelha se impôs de forma dominadora. Bem pelo contrário, este Reserva 2001 tem muitos atributos. Vejamos:
A visão não é o sentido que este vinho mais estimula: no copo a cor não encanta e o corpo não nos faz suspirar. O mesmo não se diga do olfacto, posto que o nariz é trasbordante e complexo, sobretudo de fruta mesclada com notas frescas (por vezes mesmo herbáceas). No palato desenvolvem-se estas referências, perdendo a fruta o protagonismo a favor de notas minerais muito interessantes e uma madeira equilibrada. É um vinho calmo, sem camadas de fruto, gastronómico até. Alguma especiaria, notas de pimenta, azeitona de capa preta, tudo domado por uma fruta vermelha em pano de fundo (esta colheita de 2001 tem muito que se diga...). O final é fantástico, longo e muito elegante. Os taninos já estão aveludados, mas tudo indica que mais uns anos na garrafeira não lhe vão trazer mal algum.
Para quem, como eu, embirrou com os aromas do Quinta do Carmo Reserva (T) 2003, este de 2001 é um verdadeiro deleite. Um grande vinho do Alentejo, elegante e persistente, que se mostrou uma excelente companhia a uma bela massa carbonara confeccionada pelo amigo Bruno.
Bom ++ (17,5).

4 comentários:

Anónimo disse...

Já eu notei uma nota de terra abençoada no nariz (terra molhada onde se destrinça ainda um ligeiro odor a petróleo).

Anónimo disse...

Já eu notei uma nota de terra abençoada no nariz (terra molhada onde se destrinça ainda um ligeiro odor a petróleo).

João Barbosa disse...

belo! belo!

Pedro disse...

Excelente odor a cócó, combinado com um supreendentemente odor a mijo de gato. Adorei! Um maravilhoso vinho para oferecer á amante.