sábado, abril 19, 2008


Vale de Rotais (T) 2004


O homem por detrás deste tinto está habituado a produzir boas uvas e, por isso, não se espanta quando enólogos e freelancers lhe vêm bater à porta da sua quinta querendo comprá-las. Quase sempre as vende, por motivos que nos são alheios, mas, de quando em vez, resolve guardar umas uvas para si e engarrafar um ou outro vinho. Por vezes, engarrafa autênticas pérolas como um original vintage (P) 2003 feito apenas a partir de touriga nacional (conseguem imaginar?).

Mas é nos tintos de mesa que talvez consiga o melhor equilíbrio; sobretudo com este Vale de Rotais. É um tinto do douro, e isso nota-se logo na côr violeta e no nariz: fresco, com muita esteva, algum mentol, cravinho e fruta vermelha (nada de "compotas de ameixa" por aqui). A madeira só ajuda e quase não se nota. Intenso, por vezes quase bruto, agradece um decante para ser vazado. Boca cheia, taninos secos mas não indomáveis, tudo muito equilibrado, e um final muito bom, saboroso e longo.

É um tinto de primeira cepa, disso não temos dúvidas, e a um preço a menos de € 30. Num mundo perfeito, poderíamos levá-lo ao "Recanto do Ti Pedro" (Vila Franca de Xira) para acompanhar umas petingas estufadas em tomate e cebola, e, de seguida, uns linguadinhos fritos com açorda de sável e ovas… isso, num mundo perfeito.

17,5
*
*
Próximos vinhos: Porta Velha (T) 2005; Quinta da Atela (T) 2004; Quinta da Sequeira (R) 2006; Burmester Reserva (T) 2004

Sem comentários: