segunda-feira, maio 24, 2010

Provas

Dom Cosme Reserva (T) 2006

Dos vários vinhos da meritória "Fundação Abreu Callado" (v. foto para os três de categoria superior), produtor com vinhas plantadas no Alto Alentejo, mais propriamente em Benavila (Avis), foi o tinto topo de gama "Dom Cosme Reserva", da colheita de 2006, que mais nos impressionou.

De cor escura, revela de imediato uma prova de nariz profunda, com fruta negra, porém latente e algo contida. Pouca madeira, apenas ligeiro alcatrão e fumados, tudo desenhado numa perspectiva essencialmente gastronómica e nada exuberante, decisão que merece o nosso aplauso.

Boca com fruta mais viva do que o nariz faz prever, fruta ora negra ora encarnada. A tendência do conjunto é para alguma rusticidade mas isso, a nosso ver, não tem mal algum desde que não haja lugar a excessos - e neste caso não há! Falta apenas alguma complexidade e um corpo mais envolvente para vermos neste tinto uma verdadeira e indiscutível referência alentejana. Destaque positivo também para o final de boca saboroso.

Está ainda um pouco bruto e fechado mas, até pela acidez que demonstra, vai certamente melhorar em garrafa pelo menos nos próximos 5 anos. Sem dúvida, o melhor vinho da "Fundação Abreu Callado" que provámos.

16,5+

Próximas provas: 2 Castas (B) 2009; Alento (T) 2008; Labrador Qta Noval (T) 2007; Altas Quintas Mensagem de Trincadeira (T) 2007; Cistus Reserva (B) 2009

Sem comentários: